quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Contaminar rios não é fashion. Abaixo a roupa tóxica!

Revelamos o lado oculto da moda: em uma passarela de desenhos impregnadas de toxinas, denunciamos 20 marcas mundiais de roupas que contêm substância tóxicas que poluem rios do México e do mundo.

A performance “Tóxico na minha roupa não!” contou com a participação da apresentadora Claudia Lizaldi, o ator Alfonso Herrera e os modelos Gala Koksharova e Juanjo Herrera, quem mostraram aos assistentes outras formas de ver a moda: vestir peças de marcas não deve causar dano ao ambiente.

No marco deste evento apresentamos o repórter internacional “Hilos tóxicos: los grandes parches de la moda” que revela como a produção de tecidos para atender a demanda mundial de roupa de moda está contaminando os córregos do mundo com substância químicas altamente tóxicas e convertendo os consumidores em cúmplices involuntários neste processo.

Roupas das marcas Armani, Benetton, Blazek, C&A, Calvin Klein, Diesel, Esprit, Gap, H&M; ack Jones, Levis, Mango, YourM&S, Meters/bonwe, Only, Tommy Hilfiger, Vancl, Vero Moda, Victoria’s Secret e Zara, demostraram níveis de Nonilfenoles etoxilados (NPEs), substâncias perigosas que uma vez lançadas nos rios se convertam numa toxina permanente e desregulador hormonal chamado Nonifenol. C&A, Mango, Levis, Calvin Klein e Zara foram as marcas com mais concentração de substância tóxicas reveladas neste estudo.

No final do desfile, nossos modelos de luxo e Pierre Terras, coordenador da campanha de Tóxicos da Greenpeace México se despiram das roupas tóxicas para revelar, em roupa íntima, como devem ser as roupas que vestimos: respeitosas com o meio ambiente.

Ano passado Greenpeace convidou a grandes marcas de roupas esportivas para que se juntassem ao desafio Detox com a finalidade de eliminar substância tóxicas em suas roupas até 2020. Nike, Puma e Adidas foram algumas das marcas que se uniram a este desafio.

Se as marcas participam do desafio Detox, os benefíciados não seremos apenas nós, como também elas serão, pois o planeta é de todos [...]“, mencionou a condutora Claudia Lizaldi.

O ator Alfonso Herrera mandou uma mensagem clara as marcas tóxicas: “Temos que nos vestir e gostamos de vestir estas roupas, com estas marcas, queremos seguir usando-as, mas nos preocupa que tenham substância perigosas, por isso é importante que se juntem ao desafio Detox, pois todos temos direito a roupa e rios sem toxinas”.

:: Créditos: Greenpeace.org
:: Tradução: RBDForever.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário