quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dulce María defende o humor negro


A cantora e atriz Dulce María, a protagonista do filme “¿Alguien ha visto a Lupita?”afirma que seu debute na área da comédia resgata o humor mexicano e orienta, sem chegar a tragédia, sobre temas sérios como o abuso sexual aos menores e assédio sexual.
“Fala de temas muito importantes e fortes, por exemplo o abuso (sexual) entre a família, o fanatismo (religioso), a insegurança e a discriminação. Tem muitos temas importantes, mas com um humor impecável. Você está vendo algo forte e ao mesmo tempo soltando uma gargalhada  porque é um humor um pouquinho negro, um humor um pouco absurdo, como o humor dos mexicanos”, disse nesta terça (23)Dulce María em entrevista com The Associated Press.
A ex integrante do RBD, quem deu vida a Lupita, contou que para oferecer uma atuação simplesmente “engraçada” e projetar a profundidade dos temas se apoiou na veterana Carmen Salinas, com quem compartilha créditos no filme que já percorreu vários festivais cinematográficos internacionais.
“Os mexicanos têm um grande senso de humor, até quando estão velando um morto”, disse Salinas.
“É uma comédia de situação, não é como se a gente estivesse tentando fazer as pessoas rirem (de maneira tosca)”, advertiu Dulce María sobre o filme que estreia 26 de outubro em México.
O filme do diretor Gonzalo Justiniano narra a viagem de Lupita, uma jovem que sofre um transtorno mental e foge para evitar ser internada.
Na viagem, que a leva do Chile ao Estados Unidos, conhece Chepita (Salinas), quem vira sua defensora e juntas embarcam em uma aventura na que a jovem se torna um fenômeno do povo, depois que atribuem vários milagres, mas também enfrenta obstáculos como a discriminação e o abuso sexual.
Dulce María confessou que seu maior desafio foi evitar ceder as graças de Salinas.
“O problema era não rir nas cenas porque eu ria em todas suas ocorrências”, revelou a jovem atriz, a quem Salinas adotou “dentro e fora do filme” e lhe deu muitos conselhos.
” Todo o tempo, e ainda sigo dando”, acrescentou Salinas sobre seus ensinamentos para a jovem atriz.
Salinas, uma instituição na comédia mexicana, concordou que o assunto do filme exalta elemento como o humor involuntário, que há anos não se tem visto no cinema nacional. Por exemplo, no filme, na que também atua Cristián de La FuenteSalinas é a única que acredita em Lupita quando disse que seu tio lhe deu um celular em troca dela deixar ele tocar seus seios e, claro, a defende.
“Mais do que eu faço piadas, é a maneira em que digo os chamados ‘palavrões’ para defender uma menina”, disse Salinas.
Para Salinas precisamente na linguagem está a origem do assédio, o bullying, incluindo familiares.
“Não há palavrões, tem atitudes ruins” enfatizou Salinas.
O filme se estreará em 2013 na Europa, adiantou Dulce María.
:: Fonte: Soitv.com
:: Tradução: DulceBrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário